Ismael Brandão teve seu primeiro contato com a música na Guarda Mirim de Piracicaba, com o maestro Cláudio Alves, e logo depois entrou na Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (EMPEM). Aos 14 anos, Brandao ingressou no curso de Jazz e MPB no Conservatório Carlos Campos, de Tatuí (SP), onde teve oportunidade de se apresentar pelo Brasil com a Big Band Curare, dirigida pelo compositor Paulo Flores.
Ele aprofundou seus estudos com o professor Dr. Sérgio Cascapera, em São Paulo; e com o Dr. Jason Bergman, nos EUA. Ismael Brandão é bacharel pela Universidade do Sul de Mississippi, onde teve oportunidade de se apresentar em festivais e competições ao redor do mundo, entre eles: ITG (International Trumpet Guild), NTC (National Trumpet Competition), Treino Profissional, com Berlin Philharmonic, no Carnegie Hall, e Girolamo Fantini – Itália.
Ismael Brandao já atuou como trompete solo das orquestras Mobile Symphony; Meridian Symphony, E Gulf Coast, nos Estados Unidos, onde também participou da turnê Marsalis Brasilianos, na qual dividiu o palco com o saxofonista Branford Marsalis. Também dividiu o palco com diversos artistas como: Beach Boys, Patti Austin, Stan Kenton, Big Band Alumni, Pentatonix Band, Josh Turner, Annie Moses Band e Rahsaan Barber.
Ele foi membro da Orquestra Britten Pears, na Inglaterra, e participou da gravação da ópera Peter Grimes, que foi premiada em várias categorias. Com a The World Orchestra, na Espanha, teve a oportunidade de tocar na turnê com o compositor Inglês Michael Nyman, ganhador do Grammy Award.
De volta ao Brasil, apresenta-se como primeiro trompete da Big Band PiraJazz e do PiraBrass Quintet. Atualmente, apresenta-se com diversas orquestras da América do Norte e do Sul e Europa. Leciona aulas de trompete na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (EMPEM) na Academia Jovens Músicos, e faz parte da Orquestra da Academia Jovens Músicos.