Gustavo Ananias fez o curso de Extensão de Clarinete, pela USP, integrando a classe do professor Luís Afonso Montanha. É graduado em Clarinete, na Academia de Música da OSESP, na classe do professor Ovanir Buosi; e também graduado no curso de Bacharelado em Clarinete, na Universidade Estadual Paulista (Unesp), na classe do professor Sérgio Burgani.
Estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos, em Tatuí (SP), tendo iniciado seus estudos no Projeto Guri de Piracicaba, em 2008, com 13 anos de idade. Participou de vários festivais, entre eles destacamos: Festival de Inverno Campos do Jordão, nos anos 2019 e 2021; Festival Internacional Sesc de Música, em 2019; Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba, tendo aulas com o professor Fernando Silveira, em 2010 e 2011.
Participou dos Simpósios de clarinetes da USP, em 2014, e da UNESP, em 2015. Integrou, como músico convidado, a OSESP e a Orquestra GRU Sinfônica. Integrou, como clarinetista principal, a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Foi semifinalista do concurso de Jovens Solistas da Osesp, em 2018.
Teve oportunidade de participar de masterclasses com grandes músicos e professores como Pablo Barragan; Anthony Mcgill (clarinetista principal da Orquestra de Nova York e professor do Curtis Institute of Music e The Juilliard School, nos Estados Unidos); Michael Collins; Michel Lethiec; Robert Plane (Clarinete principal da BBC National Orchestra of Wales); Luis Afonso Montanha; Sérgio Burgani (Clarinete da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP); Ovanir Buosi (Clarinete da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP); e Paula Pires (clarinetista da Orquestra Sinfônica de Brasília – OSTNCS). Vencedor de vários prêmios e concursos, entre eles destacamos: Prêmio Recital no Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 2022; Concurso de Jovens Solistas da Orquestra Gru-Sinfônica, em 2022; 14° Prêmio Nabor Pires Camargo, em 2015; Semifinalista no concurso Jovem Solista da Osesp, em 2019.