A Academia Jovens Músicos é o Programa de Educação Musical da Associação Amigos da Música de Piracicaba (AMPI), que visa promover anualmente uma série de ações gratuitas, formativas e inclusivas na área da música de concerto, desde a profissionalização de instrumentistas e a preparação para o ingresso na universidade até a iniciação musical junto à comunidade em vários níveis, incluindo o ensino musical para o público PcD.
O Programa segue um criterioso plano pedagógico, com aulas que acontecem desde a sede do projeto até escolas públicas e entidades (como a APAE), além do espaço aberto da Internet. Desde crianças a partir de 5 anos até adultos na melhor idade participam de aulas, palestras e concertos didáticos, masterclasses com músicos de excelência artística e oficinas, compondo o cronograma anual da Academia, que contempla ainda recitais e apresentações dos grupos pedagógicos orquestrais, como parte do programa de formação, com a realização de grandes concertos de música de câmara e da Orquestra Filarmônica Jovens Músicos, com solistas e maestros convidados.
Em 2010, o maestro Anderson de Oliveira, em conjunto com um grupo comprometido de pais, cujos filhos despertaram o interesse pela música e ansiavam pela oportunidade de aprender, mas não tinham acesso aos estudos e aos instrumentos, devido ao custo elevado de ambos, decidem criar o PROJETO JOVENS MÚSICOS, com aulas gratuitas e com professores altamente qualificados.
Em 2011, o projeto recebeu o primeiro patrocínio da Fibria, por meio do Instituto Votorantim, que permitiu a abertura de mais vagas com professores de cordas e instrutores de instrumentos de madeiras e metais e a formação de uma Orquestra Filarmônica.
Também, em 2011, foi formalizada a Associação Amigos da Música de Piracicaba (AMPI), que foi especialmente criada para dar suporte ao desenvolvimento do Projeto Jovens Músicos, da Orquestra Filarmônica e demais grupos pedagógicos formados com professores e alunos.
Em 2013, por meio da Lei Rouanet, houve o patrocínio de grandes empresas como Raízen, Oji Papeis, Bom Peixe e Denso do Brasil, o que permitiu ampliar as aulas para mais de 100 estudantes, entre crianças e jovens, com idade entre 8 e 29 anos, e a realização de masterclasses com músicos reconhecidos internacionalmente, como Pablo de Leon, Renato Bandel, Wilson Sampaio entre outros.
Em 2014, com aportes também da empresa Caterpillar, a Associação Amigos da Música de Piracicaba ampliou o atendimento para 150 crianças e jovens, além de 2.000 crianças nos concertos didáticos realizados em escolas públicas estaduais e municipais.
De 2015 a 2019, o projeto foi realizado com poucos recursos, porém, com muito trabalho e dedicação de toda equipe, ele obteve resultados significativos. Da mesma forma, no período pandêmico, de 2020 a 2022, a luta foi árdua, como também para a maior parte das entidades e artistas brasileiros, para sobreviver e manter tudo que foi construído ao longo dos anos, e a Academia Jovens Músicos sobreviveu, bravamente! E conseguiu realizar gratuitamente, de forma on-line, aulas e concertos gratuitos.
Em 2023, com história, trabalho, amor, esperança e resiliência o projeto se transforma na ACADEMIA JOVENS MÚSICOS, e conquista patrocínios significativos da CPFL, Delphi, CNH Industrial, John Deere, entre outras grandes empresas, o que possibilitou a criação de SEIS NÚCLEOS MUSICAIS em escolas públicas, a oferta de vagas para alunos PcD, formação de Coral Comunitário e muitas outras ações na comunidade.
Muitas ações on-line continuaram sendo realizadas gratuitamente, como o Festival Concertos Jovens Músicos – Conectados pela Música, com 60 masterclasses em 12 instrumentos diferentes, além da Semana Didática para Crianças, com aulas de musicalização infantil, canto coral, flauta doce, instrumentos recicláveis e atividades rítmicas. Em dezembro de 2023 aconteceu a Semana da Música de Piracicaba, reunindo grandes profissionais do mundo da música, que juntos compartilharam conhecimento e arte. Foram disponibilizados no canal do YouTube três concertos com a Filarmônica Jovens Músicos e convidados especiais e a realização, ao vivo, de 18 masterclasses e 4 palestras musicais.
Em 2024, mais um passo foi dado e agora são 7 SETE ESCOLAS PÚBLICAS que passam a ser atendidas com as OFICINAS MUSICAIS CONTINUADAS, totalizando 365 alunos, com aulas gratuitas, semanalmente, o ano todo, de violino, violoncelo, flauta doce e metais, com os excelentes professores da Academia Jovens Músicos. As escolas atendidas são:
– E.E. Professor Dr. João Chiarini
– E. E. Prof. Mellita Lobenwein Brasiliense
– E.E. Comendador Mário Dedini
– E.E. Profª. Jaçanã Altair Pereira Guerrini
– E.E. Jethro Vaz de Toledo
– E.E. Antônio de Mello Cotrim
– E.E. Pedro de Mello
Sede da Academia Jovens Músicos
Na sede são atendidos 264 alunos com aulas de iniciação musical, teoria musical, canto coral para crianças e adultos e aulas de instrumentos musicais para alunos iniciantes, intermediários e avançados – violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, trompete, trompa, tuba e trombone.
Rua São José, 407 – Centro Piracicaba/SP
Contato: (19) 3371-6021
E-mail: contato@academiajovensmusicos.org.br
A Academia Jovens Músicos tem como principal objetivo atender crianças e jovens, de 6 a 30 anos de idade, em situação de vulnerabilidade ou risco social que não dispõem de acesso à cultura e educação de qualidade através da música como ferramenta de tecnologia de transformação social.
A realização das apresentações é imprescindível para que haja um real alcance dos objetivos de aprendizado, elevando o nível da qualidade da realização musical ao qual o aluno busca alcançar. Os eventos também são oportunidades da comunidade participar das ações da Academia, prestigiando o trabalho educativo que vem sendo feito e usufruindo de manifestações culturais de grande valor musical. Acreditamos que, dessa forma, podemos oferecer uma boa experiência do fazer artístico para os alunos atendidos, bem como para as pessoas que terão acesso às nossas realizações, fortalecendo ainda mais o vínculo das nossas ações de formação musical com a comunidade em geral. A proposta da AMPI, através da Academia Jovens Músicos, é realizar eventos com gratuidade, ampliando ao máximo as oportunidades de acesso ao produto cultural gerado pelo projeto. Neste contexto, estamos prevendo a realização de:
a) 3 (três) Concertos com a Orquestra Filarmônica da Academia Jovens Músicos: em 2024 estamos prevendo a participação de solistas em dois dentre os três concertos a serem realizados; também temos a intenção de contar com maestro convidado em ao menos uma das três apresentações da Orquestra. Os convidados poderão ser destacados artistas brasileiros do cenário clássico e/ou popular, além de podermos eventualmente contar com atrações internacionais. Para esta edição do plano anual, serão três concertos da orquestra, podendo ser dois com repertório clássico e um de caráter popular. Todo concerto clássico poderá ter uma sinfonia, uma abertura e uma obra para solista; e o concerto popular terá a criação de novos arranjos para orquestra e intérprete convidado. Os concertos da Orquestra Filarmônica Jovens Músicos são parte importante da formação dos músicos da Academia (conforme descrito na proposta pedagógica), pois há a participação de alunos em nível avançado que, desta forma, participam de práticas de orquestra, favorecendo a profissionalização desses jovens. Além disso, as apresentações têm o objetivo de promover a democratização do acesso à cultura, dando oportunidade para que a comunidade possa usufruir da música de concerto de qualidade, de forma totalmente gratuita. Ao menos DOIS concertos serão gravados, editados e disponibilizados posteriormente no canal oficial da Academia no YouTube, ampliando ainda mais o acesso ao produto cultural.
b) 3 (três) Concertos de Música de Câmara: serão realizados três concertos de música de câmara ao longo do ano, que poderão acontecer em Piracicaba (não necessariamente em teatros) ou em outras localidades, podendo ter um caráter itinerante, sempre com entrada gratuita. O repertório de cada apresentação poderá variar entre obras de compositores brasileiros e outros grandes compositores da história da música clássica. Com isso, objetivamos promover um acesso real da comunidade como um todo a um gênero de obras musicais que, hoje em dia, é pouco difundido, mas que é tão importante para a promoção da sensibilidade e do conhecimento cultural da chamada “música de câmara”.
c) 4 (quatro) Concertos na Comunidade com os Grupos Pedagógicos: serão quatro apresentações envolvendo as Orquestras Juvenis de Sopros e de Cordas, além da Orquestra de Iniciantes, que são os grupos pedagógicos do nosso programa de formação. Cada um destes concertos terá entrada gratuita para o público em geral, com duração média de 50 minutos, com o objetivo de demonstrar o crescimento técnico e artístico dos alunos da Academia.
d) 6 (seis) Recitais de Alunos: Serão realizados seis recitais, envolvendo as seguintes modalidades: recital para alunos INICIANTES, recital para alunos INTERMEDIÁRIOS e recital para alunos AVANÇADOS. Com isso, objetivamos demonstrar as habilidades adquiridas durante os trabalhos pedagógicos realizados semanalmente pelos professores da Academia. Todos os recitais serão gratuitos e abertos ao público, especialmente os familiares dos alunos.
e) 20 (vinte) Concertos Didáticos: serão realizados prioritariamente em escolas públicas, mas também podem acontecer em outros espaços públicos. Utilizaremos formação de música de câmara, com o Quinteto de Metais ou o Quinteto de Cordas da Academia, com repertório parcialmente popular, para chamar a atenção das crianças, e também clássico, com a valorização da música de concerto brasileira, com compositores como Villa-Lobos, dentre outros. Assim, dois dos concertos (sendo um com o Quinteto de Cordas e outro com o Quinteto de Metais) serão também gravados e transmitidos posteriormente pelo YouTube. Os concertos terão 40 minutos de duração, com um caráter explicativo e interação entre músicos e o público escolar (alunos e professores), sendo apresentados por um ator de forma lúdica. Os concertos didáticos também levarão a história e o despertar da sensibilidade musical e da criatividade artística para as crianças atendidas, promovendo conhecimento e enriquecimento cultural. A faixa etária atendida é de crianças entre 7 e 16 anos, com público estimado em 3.000 alunos (150 por apresentação), presencialmente. Normalmente, os concertos didáticos são ações realizadas em escolas públicas periféricas, locais já adaptados para a inclusão (acessibilidade física). Constituem-se uma forma de descentralizar a formação musical, levando a Academia até onde estudantes e professores se encontram, em seu espaço habitual de aprendizagem, ampliando sobremaneira o acesso do público ao projeto.
Uma das premissas para o sucesso da Academia Jovens Músicos é a manutenção de um corpo artístico e docente altamente qualificado, que tem comprovada experiência de anos em concertos de sucesso, bem como para preparar e desenvolver os jovens em aulas individuais com os instrumentos de orquestra e também por meio da prática em conjunto. A intenção da Academia é que os profissionais da parte artística – que estão ligados aos concertos de orquestra, de música de câmara e didáticos, assim como os professores da sede, que representa a parte de aulas de instrumentos de orquestra – estejam sempre atualizados com as novas formas e caminhos para trabalhar com os alunos para a obtenção de bons resultados. Também serão trazidos outros profissionais, preferencialmente músicos de notório saber, para participar de apresentações e ministrar palestras e masterclasses na área de técnica musical. VER: breve currículo dos professores anexado em PDF no campo “Informações Adicionais”.
Serão oferecidas vagas voltadas para o ensino de música para crianças a partir de 5 anos de idade até jovens em nível musical avançado. Todos os alunos deverão ter o mínimo de 2 aulas semanais entre formação prática e teórica. Alunos intermediários e avançados receberão de 3 a 4 aulas semanais. Também estão previstas oficinas para os públicos de Pessoas com Deficiência (PcD) e a melhor idade. Ao todo, serão 1.251 VAGAS GRATUITAS, divididas em:
a) 382 vagas em AULAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, realizadas semanalmente na sede da Academia, nas modalidades: Instrumentos Individuais (incluindo aulas de Instrumentos para PcD); Instrumentos em Grupo; Aulas em Grupo de Iniciação Musical; e Canto Coral.
b) 30 vagas em 2 OFICINAS ESPECIAIS, com caráter inclusivo, ministradas por professor especializado no público PcD, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ou outras entidades que realizam um trabalho da mesma natureza, nas quais as crianças já são atendidas no dia a dia e, desta forma, já são locais adaptados e de fácil acesso, contribuindo assim de maneira decisiva para o sucesso da realização das oficinas. O conteúdo será composto por atividades musicais adaptadas com instrumentos de iniciação musical, com o intuito de ajudar no desenvolvimento dos atendidos de diversas maneiras: sensorialmente, na sensibilidade artística e na coordenação muscular. Serão realizadas 2 (duas) oficinas pontuais, cada uma dividida em 2 aulas de 50 minutos por aula e com 20 minutos de intervalo para lanche dos participantes.
c) 300 vagas em 15 MASTERCLASSES, com músicos altamente qualificados em seus instrumentos, voltadas para o aperfeiçoamento de participantes do projeto e também abertas para músicos de todo o Brasil. As masterclasses serão realizadas no decorrer do ano, com ações pontuais ligadas a determinados instrumentos. As masterclasses são abertas para o público especializado, ou seja, jovens músicos participantes do projeto ou não, sendo 5 vagas como alunos ativos e até 15 vagas para alunos ouvintes.
d) 15 vagas na disciplina de APRECIAÇÃO MUSICAL criada para a edição de 2024 do Plano Anual. Trata-se de atividade com carga horária específica dentro da Proposta Pedagógica da Academia, que será oferecida semanalmente e aberta para toda a comunidade, para pais e amigos de alunos, além de outros cidadãos interessados em aprender as bases da apreciação do repertório musical para orquestra.
e) 424 vagas em OFICINAS MUSICAIS CONTINUADAS, que são núcleos continuados de aulas que ocorrem prioritariamente em escolas públicas, mas também podem acontecer na comunidade, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais ou através de igrejas e outras organizações da sociedade civil. Nossa previsão é de atender até 424 alunos, conforme o detalhamento da rubrica PROFESSOR no produto CURSO / OFICINA / ESTÁGIO (memória de cálculo anexada no campo “Informações Adicionais”. A estrutura das oficinas continuadas na comunidade tem foco em 3 modalidades: 1) Polo para instrumentos de cordas com turmas de 10, 6 ou 4 alunos, a depender do instrumento oferecido, neste caso estaremos focados nas séries do ensino fundamental 2 e do ensino médio; 2) Polo para instrumentos de sopro, que passa a ter 10 turmas, focado em séries do ensino fundamental 2 e do ensino médio; e 3) Polo de flauta doce, focado em alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental 1.
a) 100 vagas em 4 PALESTRAS DIDÁTICAS que serão realizadas dentro de uma sala virtual no aplicativo ZOOM, voltadas para o público em geral. De forma lúdica e bastante didática, serão abordados assuntos relacionados a: apreciação musical; repertório sinfônico; os principais compositores da história da música; e como entender o mundo orquestral, o papel dos instrumentos e a função dos músicos. Poderá inscrever-se qualquer pessoa da comunidade que esteja interessada em aprender sobre música, mesmo que não tenha conhecimento ou experiência anterior. Faremos ampla divulgação para inscrições prévias e a palestra será gravada e transmitida posteriormente também para todos os interessados. A expectativa é de que cada palestra obtenha cerca de 100 visualizações no YouTube.
Você pode também enviar seu e-mail para que possamos enviar informações sobre todas as realizações da Academia Jovens Músicos.
NOSSOS OBJETIVOS GERAIS SÃO:
1 – Promover a formação musical de jovens e crianças a partir de 5 anos de idade;2 – Promover e levar a música de concerto para a comunidade (ação integralmente gratuita, de forma on-line ou presencial) como parte da formação e profissionalização dos jovens músicos, assim como visando a valorização do músico local e regional;
3 – Proporcionar a boa convivência entre jovens que vivem em situação de risco social e promover a integração deles com a arte;
4 – Realizar um trabalho contínuo, artístico e sociocultural, no qual jovens talentos possam desenvolver o aprendizado de um instrumento de orquestra, criando uma perspectiva de futuro profissional através da música;
5 – Formar e integrar os jovens músicos, através de aulas teóricas e práticas, motivando a participação em grupos de estudos, monitorados pelos professores;
6 – Aperfeiçoar a prática musical na orquestra, atividade em que os jovens vivenciam a experiência de executar obras musicais que primam pela busca da dedicação e do aprimoramento em conjunto;
7 – Proporcionar aos alunos condições de estarem aptos para realizar provas musicais nos principais vestibulares como UNICAMP, USP e UNESP, através de uma turma especialmente desenvolvida para o aperfeiçoamento com foco no ingresso universitário, levando em conta os critérios para este tipo de prova;
8 – Promover o intercâmbio cultural e musical entre as cidades da região metropolitana de Piracicaba, como Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Gertrudes, Rio das Pedras, Limeira e Campinas, entre outras, através de apresentações e outras atividades pedagógicas, que ocorrerão durante o período deste Plano Anual;
9 – Promover o intercâmbio dos alunos com profissionais altamente qualificados, por meio de masterclasses e apresentações com músicos conceituados, oportunizando a esses jovens o contato com outras formas do fazer artístico;
10 – Promover o crescimento técnico e artístico dos alunos, do corpo docente e demais profissionais da Academia;
11 – Democratizar ainda mais o acesso ao produto cultural, realizando concertos, oficinas, recitais e palestras com acesso gratuito e em ambiente aberto, na internet, assim como produzindo vídeos educativos e com acessibilidade, promovendo e incrementando a formação de público para a música de concerto;
12 – Manter viva uma ação de formação cultural e artística contínua e gratuita junto à comunidade local.
Formada por alunos que estão no nível iniciante, para estimular a prática e a realização de repertório condizente com seu estágio de aprendizado. São trabalhados arranjos e peças brasileiras e eruditas, com foco no ensino de elementos que sejam relevantes para a formação musical. O aluno iniciante permanece no corpo infantil, em média, três anos, até passar para a orquestra principal.
Formada por músicos que tocam instrumentos de metais e madeiras. Nela os alunos podem tocar junto aos professores e desenvolver sua leitura, seu conhecimento do repertório e seu amadurecimento técnico, trabalhando parâmetros intrínsecos ao fazer musical das famílias dos sopros. Ela é composta por trompetes, trombones, trompas, tubas (instrumentos da família dos metais); e flautas, oboés, clarinetas e fagotes (família das madeiras).
Formada por músicos que tocam instrumentos de cordas. Nela os alunos podem tocar junto aos professores e desenvolver sua leitura, seu conhecimento do repertório e seu amadurecimento técnico, trabalhando parâmetros intrínsecos ao fazer musical das famílias das cordas. Ela é composta por: violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos acústicos.
Formada por professores de excelência e alunos em nível avançado, a Orquestra Filarmônica Jovens Músicos tem sido referência artística e pedagógica e se destacado por ser um importante núcleo de aprendizagem, no qual os jovens músicos têm tido a oportunidade de tocar com solistas nacionais e internacionais, artistas brasileiros como Ivan Lins, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso, sob a regência de maestros renomados. O repertório dos concertos é de alto nível, baseado em obras de grandes compositores da história da música, a fim dos jovens músicos obterem conhecimento e excelência de performance.
Todas estas conquistas obtidas até aqui, com enorme êxito na democratização do acesso à arte e à cultura por meio dos projetos realizados ao longo destes 14 anos, somente foram possíveis graças a dedicação de muitas pessoas, de empresas comprometidas com a sociedade e às Leis de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet e ProAC-ICMS), essenciais ferramentas de alcance cultural e de formação artística em nosso país.