2º Concerto Internacional
Programa: Concerto para viola de Stamitz Sinfonia nº 2, Op.36, de L.V.Beethoven Solista: Renato Bandel (Brasil) Regência: Hartmut Rohde (Alemanha) COMPRAR
A Academia Jovens Músicos teve início no ano 2010, através de uma ação conjunta de pais e do Maestro Anderson de Oliveira, que decidiram criar oportunidades através da música para crianças e jovens da cidade de Piracicaba e de toda a região, especialmente aqueles oriundos de regiões carentes.
No mesmo ano de 2010, enxergando as dificuldade quanto a um estudo musical com maior aprofundamento para os jovens da Orquestra e de forma a buscar uma ampla democratização do acesso ao aprendizado musical de qualidade, gerando oportunidades a novos talentos – foi pensado e criado o projeto “Jovens Músicos”, permitindo a crianças e jovens o ingresso ao estudo musical com professores altamente qualificados, de forma gratuita.
Em 2011, tivemos nosso primeiro patrocínio em parceria com a Fíbria, por meio do Instituto Votorantim, quando iniciamos o projeto “Jovens Músicos”, permitindo aos alunos frequentar aulas com professores de cordas e alguns instrutores de instrumentos de madeiras e metais. Desde então, passamos a realizar concertos em teatros de Piracicaba e região.
Tendo em vista o crescimento do projeto, também em 2011, demos início à formalização da AMPI (Associação Amigos da Música de Piracicaba), que foi especialmente criada para dar suporte ao desenvolvimento do projeto “Jovens Músicos”, da Orquestra Filarmônica e demais grupos pedagógicos formados com professores e alunos.
Em 2013, por meio da Lei Rouanet e o patrocínio de grandes empresas como Raízen, Oji Papéis, Bom Peixe e Denso do Brasil, pudemos contar com renomados professores de instrumentos de Orquestra, inscrevendo mais de 100 estudantes, entre crianças e jovens, com idade entre 8 e 29 anos, que estudam gratuitamente, tendo oportunidade de acesso a masterclasses com músicos reconhecidos internacionalmente, como: Pablo de Leon (Spalla do Teatro Municipal de São Paulo), Renato Bandel (Formado na Academia da Filarmônica de Berlim), Wilson Sampaio (Spalla violoncelos da OSESP), entre outros.
Em 2014, com aportes também da empresa Caterpillar, a Associação Amigos da Música de Piracicaba alcançou, através do projeto “Jovens Músicos”, 150 crianças e jovens atendidos por meio de aulas gratuitas no Teatro São José, no espaço da Società Italiana de Piracicaba e em outros três núcleos de iniciação musical em bairros carentes, além de 2.000 crianças nos concertos didáticos em escolas públicas estaduais e municipais.
De 2015 a 2019, o projeto foi realizado com captação de recursos modesta, porém, com resultados significativos. Da mesma forma, no período pandêmico, lutamos como a maior parte das entidades e artistas brasileiros para sobreviver e manter tudo que foi construído ao longo dos anos. Sobrevivemos bravamente, com o apoio da nossa equipe, do corpo docente e muitos parceiros, de forma que o projeto passou a ser denominado Academia Jovens Músicos a partir de 2023, com patrocínios significativos da CPFL, Delphi, CNH Industrial, John Deere, entre outras grandes empresas, o que nos possibilitou a criação de seis núcleos musicais em escolas públicas, a oferta de vagas para alunos PcD, formação de Coral Comunitário e muitas outras ações na comunidade.
Com a experiência adquirida na realização de projetos de excelência ao longo de 13 anos, a AMPI, através de suas ações culturais, ainda proporcionou que, até o momento, mais de 20 jovens tivessem êxito em ingressar nos vestibulares de música das principais universidades do país – UNICAMP, USP e UNESP -, além de pelo menos 10 alunos, com idade acima de 18 anos, a trabalharem na área musical como professores e músicos de eventos, a partir da profissão que aprenderam na Academia Jovens Músicos, no projeto de formação realizado pela associação. Ainda, outras 13.000 crianças já foram contempladas pelos concertos didáticos em escolas públicas e mais 2.300 crianças e jovens já puderam estudar música de qualidade com professores de excelência, sempre gratuitamente. Em termos de público, as ações de concertos dos projetos realizados pela AMPI alcançaram cerca de 35.000 pessoas, que já assistiram a concertos clássicos e populares, sendo alguns deles com nomes internacionais da música.
A Academia Jovens Músicos tem como principal objetivo atender crianças e jovens, de 6 a 30 anos de idade, em situação de vulnerabilidade ou risco social que não dispõem de acesso à cultura e educação de qualidade através da música como ferramenta de tecnologia de transformação social.
Nossas ações são baseadas na promoção da Educação e Cidadania com foco no envolvimento das pessoas que menos tem possibilidades de acesso à cultura e educação de qualidade, promovendo diretamente a inclusão através da música como ferramenta de tecnologia social de transformação.
Para que isso se torne realidade nas comunidades da região que atuamos, elencamos alguns pontos através dos quais atingimos nossos objetivos:
Com 9 anos de vida, o Projeto Jovens Músicos contabiliza os seguintes e expressivos resultados e indicadores:
Rua Moraes Barros, 609 – Centro Piracicaba (SP) – CEP: 13400-353 contato@projetojovensmusicos.org.br
(19) 3371-6021
WhatsApp: (19) 99297-6560
Programa: Concerto para viola de Stamitz Sinfonia nº 2, Op.36, de L.V.Beethoven Solista: Renato Bandel (Brasil) Regência: Hartmut Rohde (Alemanha) COMPRAR
Pianista russo Alexander Yakovlev e maestro Roberto Tibiriça são os convidados do primeiro concerto, no dia 21 de setembro, no Teatro Unimep O premiado pianista
Evento: Orquestra Filarmônica Jovens Músicos convida o solista Neymar Dias Data: 09/12/2023 (sábado) | Horário: 19 horas Local: Igreja Catedral de Piracicaba – R. Pr. da Catedral Dom Ernesto de
Evento gratuito será no sábado, 9 de dezembro, às 19 horas na Igreja Catedral em Piracicaba O multi-instrumentista Neymar Dias vai se apresentar com a