Valores doados até 28 de dezembro podem ser abatidos no IR 2024
Em 2023, a Academia Jovens Músicos realizou 23 Concertos Didáticos (Foto: Thais Campos)
É possível ser um apoiador da Academia Jovens Músicos sem custo. A iniciativa legalizada e segura pode ser feita apenas para indivíduos que realizem a declaração do Imposto de Renda de pessoa física no formato completo ou pessoa jurídica que apuram seu imposto de renda sob o Lucro Real.
A Academia Jovens Músicos, é um projeto em atividade na Região Metropolitana de Piracicaba e, este ano expandiu a área de atuação para em cidades como Sorocaba e Jundiaí, onde foram realizados Concertos Didáticos em escolas públicas.
Em 2023, a Academia realizou 23 Concertos Didáticos levando educação e cultura para mais de 4 mil crianças e ofereceu aulas 100% gratuitas de instrumentos de música de concerto e Canto Coral para 550 pessoas atendidas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Além dessas atividades, a Academia iniciou o fortalecimento das ações voltadas para a promoção da acessibilidade, desenvolvendo inúmeras oficinas, concertos didáticos e concertos sensoriais em instituições assistenciais de apoio às pessoas com deficiência.
Doação para Pessoas Físicas e Jurídicas até 29/12/2023
A dedução de até 6% do valor devido é válida para as pessoas físicas e, para jurídicas até 4%. Nesta modalidade, o apoiador deverá efetuar o depósito na conta da Academia, que foi aberta pelo Ministério da Cultura, até 28 de dezembro, onde receberá o Recibo de Mecenato que servirá para realizar a dedução de 100% do valor investido sob seu imposto de renda.
“A iniciativa é uma forma de destinar uma parte do que seria pago ao governo, direto para uma causa social, no caso, a Academia Jovens Músicos, que se dedica integralmente às ações socioculturais totalmente gratuitas para a população, com aulas de instrumentos e canto coral, e os Concertos Didáticos para centenas de crianças matriculadas na rede pública de ensino”, explicou o coordenador da Academia Jovens Músicos, Anderson de Oliveira.
Essa prática, além de contribuir para causas socialmente relevantes, proporciona benefícios fiscais, permitindo que doadores reduzam seus passivos tributários ao abater o valor doado do montante total de impostos devidos. Essa abordagem incentiva a responsabilidade social e o apoio filantrópico, promovendo uma colaboração eficaz entre o setor privado e organizações sem fins lucrativos.
A modalidade de doação faz parte das ações sociais contempladas nas leis de incentivo fiscal do governo federal e permite que recursos do Imposto de Renda sejam direcionados para fundos especiais.
A destinação pode ser feita de duas formas:
1 – Doando um valor à Academia Jovens Músicos e lançando esta doação como uma Dedução no próximo IRPF;
2 – Na própria declaração, de forma rápida e fácil.
Quem pode doar?
- Pessoa Física – desde que realize a declaração do seu imposto de renda sob formato completo.
- Pessoa Jurídica – podem patrocinar projetos culturais empresas tributadas pelo Lucro Real, que poderão deduzir o valor investido no Imposto de Renda, até o limite de 4%.
Como pode ser feito o abatimento fiscal?
- Assim que o apoiador faz o depósito na conta do projeto, será entregue um recibo. Com ele, é possível abater diretamente no imposto devido quando ele for efetuar o pagamento do IR.
Processo simplificado
- Sem complicação e burocracias, a doação deve ser enviada ao contador apenas abater o recibo diretamente no IR devido, no ato do recolhimento.
Outras informações:
Telefone: (19) 3371.6021 │ WhatsApp: (19) 99297.6560
E-mail: contato@academiajovensmusicos.org.br
Redes sociais: YouTube, Instagram e Facebook – @academiajovensmusicos
Assessoria de Imprensa
Luciana Corrêa (MTB 31881) │19. 8207.4144 │assessoria@ozoniopropaganda.com.br