As escolas Mario Dedini e Morais Barros terão aulas gratuitas de música até o final de novembro
Crianças já iniciaram as aulas com flauta doce (Foto: Silas Junior)
O Projeto Jovens Músicos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, retoma o Programa Orquestrando Escolas em parceria com escolas públicas do Estado de São Paulo e com a Diretoria de Ensino da região de Piracicaba.
A iniciativa tem realização do Ministério da Cidadania, Associação Amigos da Música de Piracicaba (Ampi), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Governo Federal com patrocínio prata da Caterpillar e Supermercados Pague Menos, patrocínio bronze da Usina Furlan e Ester Agroindustrial e co-patrocínio da Bom Peixe e Candura.
As aulas começam esta semana e seguem até o final de novembro com aulas de iniciação musical para 120 crianças, alunos do Ensino Fundamental da Escola Mario Dedini, no bairro Algodoal e da Escola Morais Barros, no Centro.
O formato do Programa Orquestrando Escolas prevê que cada criança terá uma flauta doce que poderá levar para casa para que possam aperfeiçoar os estudos em música. O projeto será aplicado para oito grupos de alunos, sendo quatro em cada escola, e uma média de 15 crianças por turma. “Nosso objetivo é preparar as crianças para implementação de aulas de instrumentos de orquestra para o próximo ano, que serão ministradas na própria escola e também para os interessados em continuar o aprendizado”, disse o coordenador do Projeto Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira.
Além das aulas semanais com o professor Eliezer Silva, as crianças que participam dessas aulas receberão visitas contínuas de professores do projeto com demonstrações de instrumentos variados. “O professor Eliezer tem muita experiência nesse tipo de trabalho. Já desenvolvemos projetos como esse desde 2014 e pretendemos em pouco tempo estar formando uma orquestra de flauta doce dentro de cada escola e, no futuro, montar pequenas orquestras com os instrumentos variados”, avalia o coordenador.
No programa de formação, as crianças começam no 3º ou 4º ano com musicalização na flauta doce aprendendo básico em ritmo, escalas e leitura, depois passa para um instrumento dentro das aulas que serão oferecidas dentro da própria escola e, aqueles que se esforçarem e desejarem ter um aprofundamento, poderão dar sequência com as aulas individuais na sede do Projeto Jovens Músicos, no Clube Coronel Barbosa.
Sobre o Projeto Jovens Músicos
O Projeto Jovens Músicos foi criado com o objetivo de promover democratização, educação e inclusão através da música. Nesses nove anos de fundação, o projeto deu acesso à centenas de crianças e jovens diretamente com aulas de música gratuitamente e outras quase 10 mil crianças tiveram acesso aos concertos didáticos.
Atualmente, além da sede, o projeto mantém parceria com escolas públicas da rede estadual de ensino, oferecendo aulas de música gratuitamente para centenas de alunos.
Neste semestre, o projeto está promovendo aulas gratuitas para 330 crianças e jovens com professores de excelência. Quase 20 alunos do projeto já entraram para cursar música em Universidades como UNICAMP, USP e UNESP.
Agenda nas escolas:
Escola Mario Dedini
Terças-feiras: 13:40 às 14:30 / 14:30 às 15:20
Quintas-feiras: 09:55 às 10:45 / 10:45 às 11:35
Rua Ricardo Pinto César, 219 – Algodoal – Piracicaba/SP
Escola Morais Barros
Quartas-feiras 12:30 às 13:20 / 13:20 às 14:10 / 14:10 às 15:00
Quintas-feiras 13:20 às 14:10
Rua Alferes José Caetano, 600 – Centro – Piracicaba
Lei Federal de Incentivo à Cultura e ProAC ICMS
Patrocínio Prata: Supermercados Pague Menos e Caterpillar
Patrocínio Bronze: Usina Furlan e Ester Agroindustrial
Co-patrocínio: Bom Peixe e Candura
Apoio: Café Morro Grande e Painco
Produção Cultural: 3marias
Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)
Telefone: (19) 2534-9503
E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br