Tayanne Sepulveda de Jesus é licenciada em música pela Faculdade Cantareira e mestra em performance pela Hannover Musikhochschule, na Alemanha.Seus primeiros passos na música foram aos 12 anos, no Instituto Baccarelli, onde estudou trompa com o professor Mário Rocha e canto coral com Silmara Drezza.
Durante seis anos, integrou a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Entre 2015 e 2017 foi estudante da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a orientação do professor Luiz Garcia. Ela participou de diversos festivais nacionais e internacionais, incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão (2015, 2016 e 2017), Festival da Academia de Lucerna (Suíça, 2018), Festival da Orquestra Aurora (Suécia, 2019) e Festival de Música do Pacífico (Japão, 2019).
Ao longo de sua carreira, Tayanne foi reconhecida com diversos prêmios, bolsas de estudos e competições, como o Prêmio Barry Tuckwell (International Horn Society – EUA, 2017), Jon Hawkis Memorial Award (International Horn Society – EUA, 2017), Terceiro Prêmio HIS Premier Soloist Competition (International Horn Society, 2017), Prêmio da Academia do Festival Moritzburg para Melhor Interpretação de Música de Câmara na Categoria do Século XVIII (Alemanha, 2017) e Bolsa DAAD (2019-2021).
Atualmente, Tayanne é membro dos grupos camerísticos Shofar Horn Quartet e Octeto Feminino do Brasil, toca na Orquestra da Academia Jovens Músicos, além de ser professora de trompa na Academia Jovens Músicos de Piracicaba e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP).