Renato Bandel é violista clássico com formação na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Esteve na Alemanha por sete anos quando se formou Mestre pela Universidade de Berlim. Atuou como chefe de naipe nas principais orquestras brasileiras e no exterior.
Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade. Estudou com Maria Lúcia Krug, Celisa Frias, Ed Walson Marafon, Yoshitame Fukuda, Elisa Fukuda, Marcelo Jaffé, Paulo Bosisio, Neithard Resa e Hartmut Rohde. Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Estudou com Hartmut Rohde, na Universidade de Artes de Berlim e após se formar com nota máxima, passou a integrar a classe de solistas.
Recebeu o “Prêmio Carlos Gomes – Melhor Conjunto de Câmara, em 2006, como integrante do Quarteto Camargo Guarnieri. Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Destaca-se também como camerista e solista e atualmente é docente nas principais universidades do Estado, entre elas, a USP Ribeirão Preto, a Faculdade Cantareira, o Conservatório de Tatuí e o Instituto Baccarelli. Trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí-SP e leciona viola clássica para alunos avançados na Academia Jovens Músicos. Participou, em 2023, da ‘Semana da Música de Piracicaba’, realizada pela Academia Jovens Músicos.
Crédito da foto: Juarez Godoy