Natural de Tatuí iniciou seus estudos aos 10 anos de idade no Conservatório de Tatuí inicialmente no violino e mais tarde ingressou para o curso de viola clássica, tendo como professores Dario Sotelo, Geraldo Olivieri, Raymundo Françani, Alexandre Razera, Daniel Pires e Renato Bandel com quem concluiu o curso no ano de 2011.
Formada no curso de Musicalização para Educadores ministrado nessa mesma instituição no ano de 2008.
Participou do Projeto Guri como Professora de violino e viola no ano de 2004 até 2007 e de importantes festivais de música como: Festival de Inverno em Campos do Jordão, XV Festival de Música Colonial, Brasileira e Música Antiga em Juiz de Fora, I Festival Internacional de Inverno em Brasília, Festival de Música em Ourinhos, III Encontro Internacional de Cordas do Conservatório de Tatuí, Festival Música nas Montanhas na cidade de Poços de Caldas, III Encontro Nacional de Violas (ENVIO) NA CIDADE DE Curitiba.
Foi integrante da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (Baccarelli) e já atuou como violista convidada nas Orquestras de São Carlos, Araçoiaba da Serra, Sorocaba, Botucatu, Filarmônica do Projeto Jovens Músicos, Sinfônica de Piracicaba entre outras.
Em 2014 participou do curso de Filosofia Suzuki, ministrado pelo Teacher Trainer Eduardo Luduena.
Em 2016, concluiu o curso de Licenciatura em Música pela Universidade Unimes.
Participou da V Semana de Ensino Coletivo no curso para professores “Como Ensinar por Habilidades” nos anos de 2021 e 2024.
Atualmente é integrante da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, onde desenvolve trabalho como monitora de orquestra desde 2009, instruindo jovens no desenvolvimento musical. Em 2020 ingressou para o quadro docente da mesma instituição.
Janaina atua como professora de violino e viola clássica da Academia Jovens Músicos em Piracicaba e faz pós-graduação nos cursos de Neuropsicopedagogia, TEA e Educação Inclusiva e Especial no Centro Universitário Faveni.