Apresentação gratuita será no dia 04 de abril, às 20 horas, no Teatro Manoel Lyra e ingressos antecipados devem ser retirados no site Sympla
Jane Duboc se apresenta com Filarmônica Jovens Músicos (Foto: Murilo Alvesso)
Vídeos:
https://drive.google.com/file/d/1epYipnnbBATiwiFn7TwHiQfPPqKp7a1f/view?usp=sharing
Por: Thaís Campos
https://drive.google.com/file/d/1PqoRwqjinej3MAg4lG_hcsjavtdnQLVs/view?usp=sharing
Por: Ana Paula Pontes
A Orquestra Filarmônica Jovens Músicos realiza apresentação gratuita em Concertos pela Natureza com participação da cantora Jane Duboc, na sexta-feira, 04 de abril, às 20 horas no Teatro Municipal Manoel Lyra, em Santa Bárbara D´Oeste. O concerto faz parte de uma série de apresentações que unem música e conscientização ambiental, destacando a importância da preservação da natureza. Os ingressos devem ser reservados pelo Sympla.
A série Concertos pela Natureza criada em comemoração aos 15 anos da Academia é uma realização do Ministério da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Platinum da Andritz, Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Ouro da Caterpillar, Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Bom Peixe; e Apoio da Painco, Nortex, Unimil, Banco CNH Capital, Instituto CPFL e Consórcio PCJ, com produção cultural da 3marias Produtora.
Repertório com clássicos da MPB
A Filarmônica Jovens Músicos e a cantora Jane Duboc se apresentarão ao lado do músico Sandro Bacelar e sob a regência do maestro Anderson de Oliveira, proporcionando ao público uma experiência que vai além da música. Durante o concerto, vídeos sobre o meio ambiente serão exibidos, incentivando uma reflexão sobre os desafios das mudanças climáticas e a urgência de ações em prol da preservação do planeta.
“Nosso desejo é de que o público possa curtir, envolver-se com a música e, ao mesmo tempo, refletir sobre a necessidade urgente de preservarmos e lutarmos pelo meio que vivemos. A música e os vídeos que serão exibidos, são uma forma de levar o público à reflexão, expressando o cotidiano e os nossos maiores desafios e inquietações como indivíduos e como sociedade”, explica Anderson de Oliveira, maestro e coordenador da Academia Jovens Músicos.
No concerto, o público vai conferir um repertório com clássicos da MPB, como Sonhos e Chama da Paixão, e arranjos orquestrais em músicas com temas ambientais, com a proposta de criar uma atmosfera sensorial e reflexiva, onde a música inspira mudanças e a arte se torna um instrumento de conscientização.
Concertos inspirados na natureza
Diante das questões de urgência climática, à preocupação com o aquecimento global e aos eventos extremos que já ocorrem nas cidades, como o altas temperaturas, tempestades, enchentes, incêndios devastadores, entre outros, a Academia Jovens Músicos, em parceria com o Consórcio PCJ – que abrange as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – uniram esforços para despertar a reflexão e inspirar ações, conectando a arte da música à natureza.
Através da música, a Academia Jovens Músicos alinha-se às diretrizes ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance) e convida o público a reconhecer os desafios climáticos e a compreender o papel de cada indivíduo na proteção do planeta e da humanidade, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Jane Duboc: cantora, compositora e instrumentista
Jane Duboc é uma das vozes mais versáteis e talentosas da música brasileira. Sua trajetória artística é marcada por uma rica diversidade, passando pela música popular, erudita, jazz e até mesmo pela literatura e esportes. Formada em orquestração, canto lírico e arte dramática nos Estados Unidos, Jane consolidou sua carreira no Brasil a partir dos anos 70, trabalhando com grandes nomes como Raul Seixas, Egberto Gismonti, Toquinho e Hermeto Pascoal. Sua voz única e sua habilidade como compositora e instrumentista a levaram a participar de projetos icônicos, como o álbum “Árvore” de Egberto Gismonti e a trilha sonora do filme “Amor Bandido”. Nos anos 80, Jane Duboc alcançou sucesso nacional com músicas como “Chama da Paixão” e “Sonhos”, que integraram trilhas de novelas da Rede Globo. Além disso, sua paixão por Minas Gerais rendeu discos aclamados, como “Minas em Mim” e “Partituras”, este último um tributo ao compositor Flávio Venturini. Internacionalmente, Jane Duboc conquistou reconhecimento ao gravar com lendas do jazz, como Gerry Mulligan, e ao lançar discos no Japão e na Europa. Em 2010 Jane Duboc ajudou a produzir a peça infantil “O Índio Cauã e a Sustentabilidade”, compondo todas as músicas e fazendo a direção musical e de voz dos atores. Com mais de cinco décadas de carreira, Jane Duboc continua a encantar plateias com sua voz envolvente e seu talento aclamado pelo público.
Sobre o Maestro Anderson de Oliveira
Com uma carreira dedicada à formação musical e à regência, Anderson de Oliveira é um dos pilares da Academia Jovens Músicos. À frente da Orquestra Filarmônica, conduz com paixão e técnica, explorando repertórios desafiadores e inspirando músicos e espectadores com performances emocionantes.
O projeto Jovens Músicos em Concertos pela Natureza envolve também Concertos Didáticos em escolas públicas e entidades.
Sobre a Academia Jovens Músicos e a Orquestra Filarmônica
A Academia Jovens Músicos, referência em educação musical em Piracicaba, transforma vidas por meio do ensino de excelência e inclusão social. A Orquestra Filarmônica Jovens Músicos, composta por professores e alunos avançados, promove concertos que encantam e educam, levando música de qualidade ao público e revelando talentos.
O próximo Concertos pela Natureza com Filarmônica Jovens Músicos e Jane Duboc, será no dia 19 de abril, às 20 horas, no Teatro Dr. Losso Neto em Piracicaba.
Serviço
Evento: Concertos pela Natureza
Filarmônica Jovens Músicos convida Jane Duboc
Data: 04/04/2025 (sexta-feira) – 20 horas
Local: Teatro Municipal Manoel Lyra – R. João XXIII, 61 – Centro – Santa Bárbara D´Oeste
Ingressos: Retirar os ingressos gratuitamente pelo www.sympla.com.br
Lei Federal de Incentivo à Cultura
ProAC-ICMS
Patrocínio Platinum: Andritz
Patrocínio Diamante: CPFL Energia
Patrocínio Ouro: Caterpillar
Patrocínio Prata: Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil
Patrocínio Bronze: Bom Peixe
Apoio: Painco, Nortex, Unimil, Banco CNH Capital, Instituto CPFL, Consórcio PCJ e Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D´ Oeste
Produção Cultural: 3marias Produtora Cultural
Realização: Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Academia Jovens Músicos