Iniciativa marca o início do projeto de inclusão por meio da educação musical
Alunos da Apae acompanharam oficina aplicada pela Academia Jovens Músicos (Foto: Thais Campos)
Nos dias 23 e 24 de setembro, a Academia Jovens Músicos deu mais um passo significativo em direção à inclusão social por meio da música. Foram realizadas Oficinas Musicais voltadas para crianças e jovens com deficiência (PcD) na Apae de Piracicaba, marcando o início de um projeto inovador que busca promover o acesso à educação musical de forma adaptada e inclusiva.
Sob a orientação de professores especializados e com o apoio da direção da APAE, as oficinas proporcionaram aos alunos a oportunidade de explorar a música e suas próprias capacidades. A Assistente de Coordenação Educativa da APAE, Katia Constantinov, que também desenvolveu as atividades, relatou sobre a experiência: “Hoje tive a oportunidade de aprender com eles. Eles são receptivos e muito participativos. Tem muito amor, afeto e superação envolvidos. Viva a inclusão. Viva a música!”
As Oficinas Musicais na Apae são parte de uma série de ações que a Academia Jovens Músicos está implementando em diversas instituições de Piracicaba, incluindo a Avistar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor onde todos, independentemente de suas limitações, possam ter acesso à música. O projeto tem o objetivo de promover autoestima, autonomia e o desenvolvimento pessoal por meio da arte.
A ação reforça o compromisso da Academia Jovens Músicos com a promoção da cidadania e da inclusão. “Trabalhamos diariamente para tornar a música inclusiva e acessível a todas as pessoas. Para nós, acessibilidade significa muito mais do que cumprir a legislação ou oferecer o acesso físico às Pessoas com Deficiência (PcD). Acessibilidade é construir oportunidades para que todos os que escolherem a música tenham acesso à ela, nas apresentações musicais e nas aulas com os nossos professores na sede, nas escolas públicas e nas entidades”, frisa o coordenador da Academia, maestro Anderson de Oliveira.
Esta ação é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Stoller do Brasil e da Painco e Apoio do Instituto CPFL e Banco CNH Capital, com produção cultural da 3marias Produtora.