Aulas são realizadas às quintas-feiras para alunos das Escolas Municipais Guido Dante, Professor Benedito Modesto de Paula e Professor Joaquim Norberto de Toledo

A professora de canto coral Andréia Teodoro com alunos em São Pedro (Foto: Thais Campos)

As aulas de canto coral são gratuitas (Foto: Thais Campos)
A Academia Jovens Músicos está expandindo as Oficinas Continuadas para cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). A cidade de São Pedro está contemplada na programação e, em abril, passou a oferecer as oficinas de canto coral para 81 alunos das escolas municipais de Ensino Básico Guido Dante e Professor Benedito Modesto de Paula.
Em parceria com a Secretaria de Educação de São Pedro, as Oficinas Continuadas são uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com patrocínio do Supermercados Pague Menos e Produção Cultural da 3marias Produtora.
As aulas de canto coral são ministradas às quintas-feiras, no Auditório da Secretaria de São Pedro, para alunos da EMEB Professor Joaquim Norberto de Toledo; e no NAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico São Dimas para os alunos das escolas Guido Dante e Professor Benedito Modesto de Paula, por Andreia Teodoro, professora altamente qualificada. Com uma proposta pedagógica que alia excelência técnica à inclusão social, o projeto leva até às escolas a oportunidade de vivenciar a música de forma prática, coletiva e inspiradora. “Nós entendemos a Educação de forma ampla, que busca incentivar o desenvolvimento integral do indivíduo. A oficina vem ofertar possibilidades, cultura e sonhos. Isso faz parte de uma Educação de excelência, que é o que nos norteia”, afirma a Secretária de Educação de São Pedro, Samanta Alves Almozara Bontorim.
As oficinas fazem parte do propósito da Academia Jovens Músicos de transformar vidas por meio da música, democratizar o ensino da música e promover o desenvolvimento humano por meio da arte. “Para muitos dos alunos, essa é a primeira experiência com um instrumento musical e também uma porta de entrada para novos sonhos, descobertas e possibilidades de futuro”, destaca o maestro e coordenador da Academia Jovens Músicos, Anderson de Oliveira.
De acordo com o maestro Anderson, além de estimular a sensibilidade artística, a disciplina e o trabalho em grupo, o contato com a música tem reflexos positivos na autoestima, na concentração e na convivência social dos participantes.
Para Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação da Rede de Supermercados Pague Menos, o projeto traz uma proposta pedagógica que alia excelência técnica à inclusão social, levando às escolas a chance de vivenciar a música de forma prática, coletiva e inspiradora. “É um trabalho que vai além da arte — ele tem o poder de ressignificar a relação dos alunos com a educação e a cultura, e de oportunizar novos caminhos por meio da sensibilidade, da convivência e do conhecimento. Essa parceria reforça o quanto a Rede de Supermercados Pague Menos acredita no potencial transformador da música e no valor de estar presente onde realmente faz diferença”, enfatiza Cecon.
Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Supermercados Pague Menos
Parceria: Secretaria Municipal de Educação de São Pedro
Produção Cultural: 3marias Produtora
Realização: Ministério da Cultura e Academia Jovens Músicos
Serviço:
E.M.E.B Professor Joaquim Norberto de Toledo – 50 alunos
Quinta feira: 8h às 8h50 (Alunos do 3° e 4° Ano do Ensino Fundamental I)
Local da aula: Auditório da Secretaria de Educação de São Pedro
E.M.E.B Guido Dante – 20 alunos
Quinta feira: 9h15 às 10h15 (Alunos do 4° e 5° Ano do Ensino Fundamental)
Local da aula: NAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico São Dimas
E.M.E.B Professor Benedito Modesto de Paula – 11 alunos
Quinta feira: 9h15 às 10h15 (Alunos do 2° Ano do Ensino Fundamental)
Local da aula: NAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico São Dimas