O núcleo FALANDO DE MÚSICA da Semana da Música de Piracicaba reúne quatro conversas animadas com especialistas em diversos aspectos da apreciação musical e da carreira do músico, voltadas para toda a comunidade. Todos os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música e ofício do artista, devem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de dezembro de 2023, para quantas aulas quiserem na programação abaixo. As palestras acontecerão ao vivo, pelo ZOOM, e serão gravadas para o YouTube. Todos são bem-vindos, tanto os que estão envolvidos com a música ou os apaixonados por ela. Inscreva-se já! As vagas para o ZOOM são limitadas!
Clique no botão para se inscrever gratuitamente em quantas palestras quiser!
Roberto Tibiriçá é maestro e seu trabalho tem repercussão em todo o mundo. Entre as muitas premiações que conquistou, regeu as principais orquestras sinfônicas do país como regente titular e regente principal. E não para por aí. Nesta década, também foi destaque no mundo da música. Em 2020, em plena pandemia do Coronavírus, realizou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) a estreia mundial da ópera em 1 ato “Cartas Portuguesas”, do compositor brasileiro João Guilherme Ripper e gravou para o selo NAXUS os Choros para Clarinete, Piano, Viola, Violoncelo e a peça Flor de Tremembé, de Camargo Guarnieri. Em 2022, é nomeado Regente Titular e Diretor Musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, Brasil.
Na palestra “Os caminhos da regência”, o renomado maestro brasileiro falará a respeito da construção da carreira para maestro, as decisões e os caminhos que são comuns quando se busca esta profissão, numa roda de conversa virtual aberta aos estudantes e jovens maestros que estão buscando ou que já possuem experiência no mundo da regência.
Gustavo D’Ippolito é contrabaixista que viveu por 17 anos em Viena, na Áustria, onde foi membro da Orquestra de Câmara de Viena, teve contratos com a Orquestra Sinfônica de Viena, com a Ópera Popular (Volksoper), com a Ópera Estatal e tocou por mais de 10 anos na Orquestra Filarmônica de Viena como músico convidado, trabalhando ao lado de Zubin Metha, Riccardo Muti, Daniel Barenboim, Mariss Jansons e Simon Rattle. É Mestre pela Universidade de Música e Arte de Viena. Também tocou na Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e foi monitor de naipe na Orquestra Experimental de Repertório. É professor na Academia Jovens Músicos para alunos avançados e de História da Música.
Na palestra “Estudos e carreira de músico no Brasil e no exterior”, Gustavo D’Ippolito falará para jovens que têm interesse na carreira musical, mas também para pais e familiares daqueles que estão ingressando no ensino da música e ainda desconhecem as oportunidades que fazem parte do universo artístico. O contrabaixista com experiência internacional falará sobre a carreira na música, abordando desde o início dos estudos até a vida profissional, passando por pontos importantes como o desenvolvimento musical, técnico e intelectual, assim como a construção de bases sólidas para a entrada na vida profissional com atitudes assertivas e eficazes.
Crédito foto: Juarez Godoy
Davison Júnior é musicoterapeuta e educador musical licenciado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco); Mestre pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e Doutor pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Música. É especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Pós-doutor em Neurociência e Cognição pela UFABC (Universidade Federal do ABC). Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Pernambuco, e do Mestrado e Doutorado em Música, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Na palestra “Música e Promoção da Saúde”, Dr. Davison vai abordar um assunto de grande interesse das pessoas, que são os efeitos benéficos da música no ser humano e seus impactos na saúde. Na conversa virtual, refletiremos sobre os objetivos primários e secundários em algumas áreas, como Musicoterapia, Educação Musical, Música na Medicina, Música Comunitária e Música no Cotidiano.
Regis Anunciato é o criador dos métodos Quiropraxia Sistêmica Emocional (QSE) e Terapia da Correlação. Como terapeuta, reúne conhecimentos em diversas áreas como Medicina Germânica, Massoterapia, Auriculoterapia e Leitura do Corpo. É palestrante em empresas e também atua em consultório com grupos ou atendimentos individuais.
Na palestra “Enfrentando a insegurança nos palcos”, o terapeuta correlacional abordará diversos temas que giram em torno de questões pessoais e interpessoais, que podem influenciar nesta questão de enfrentamento do palco em apresentações solo, em grupo, recitais ou testes. A proposta é levar o participante a começar um entendimento sobre um início de mudança que poderá ajudá-lo a fortalecer-se como um todo neste processo de amadurecimento como artista.
AGRADECEMOS aos nossos parceiros que têm nos ajudado a levar música e conhecimento a todas as pessoas:
Patrocínio Diamante: CPFL Energia e Delphi Technologies
Patrocínio Platinum: Case IH e John Deere
Patrocínio Ouro: Caterpillar e Romi S.A.
Patrocínio Prata: Stoller Brasil e Painco
Patrocínio Bronze: Hyundai Motor Brasil e Coplacana
Apoio: Candura, Bom Peixe, Instituto CPFL e Banco CNH Industrial
Produção Cultural: 3marias Produtora Cultural
Realização: Ministério da Cultura e Academia Jovens Músicos
Agradecimento especial a todos os profissionais da música que participaram deste trabalho.