O núcleo de CORDAS E REGÊNCIA da Semana da Música de Piracicaba reúne doze masterclasses, realizadas ao vivo, pelo ZOOM, com alunos ativos e ouvintes, que se inscreveram previamente até o dia 10 de dezembro de 2023. As inscrições foram gratuitas, para quantas aulas da programação o aluno tivesse interesse. Para ser aluno ativo, foi necessário o envio de um vídeo para ser analisado previamente pelo professor. As aulas foram gravadas e você pode assistir, na íntegra, acessando os vídeos abaixo.
IMPORTANTE: O conteúdo das Masterclasses de Ensino Coletivo de Violino é sequencial, então, é recomendado assistir às aulas 1, 2, 3 e 4.
José Márcio Galvão é um entusiasta do ensino coletivo de violino, com foco na construção de habilidades musicais através de um ambiente de aprendizado positivo e estimulante. Atua com ensino coletivo de cordas há mais de 20 anos nos principais projetos sociais do Brasil; é o criador do método de ensino pedagógico por habilidades. “Como Ensinar por Habilidades” já foi ministrado para professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Bolívia, Portugal, Espanha, Bélgica,
Holanda e Itália. Professor certificado e membro atuante da Suzuki Association of the Americas (SAA) desde 2009. Integra o corpo de docentes de masterclasses da Academia Jovens Músicos.
Renato Bandel é violista clássico com formação na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Esteve na Alemanha por sete anos quando formou-se Mestre pela Universidade de Berlim. Além de ter atuado como chefe de naipe nas principais orquestras brasileiras e no exterior, é docente nas principais universidades do Estado, entre elas, a USP Ribeirão Preto, a Faculdade Cantareira, o Conservatório de Tatuí e o Instituto Baccarelli. Destaca-se também como camerista e solista e atualmente trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí-SP e leciona para alunos avançados na Academia Jovens Músicos.
Gustavo D’Ippolito é contrabaixista que viveu por 17 anos em Viena, na Áustria, onde foi membro da Orquestra de Câmara de Viena, teve contratos com a Orquestra Sinfônica de Viena, com a Ópera Popular (Volksoper), com a Ópera Estatal e tocou por mais de 10 anos na Orquestra Filarmônica de Viena como músico convidado, trabalhando ao lado de Zubin Metha, Riccardo Muti, Daniel Barenboim, Mariss Jansons e Simon Rattle. É Mestre pela Universidade de Música e Arte de Viena. Também tocou na Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) e foi monitor de naipe na Orquestra Experimental de Repertório. É professor na Academia Jovens Músicos para alunos avançados e de História da Música.
Crédito foto: Juarez Godoy
Wilson Sampaio é violoncelista premiado no Brasil e em toda a Europa. Dentre os muitos destaques na sua carreira, ser membro do Quarteto Pfeifer de Stuttgart é um dos maiores. No Brasil, tem se apresentado regularmente como solista e finaliza em dezembro a gravação da Série de Música de Câmara em que executou as 6 Suítes de Bach para Violoncelo Solo, na histórica Capela Monte Alegre, em Piracicaba-SP, para a Academia Jovens Músicos, onde também é professor para alunos avançados.
Pablo de León é violinista com carreira mundial. Desde 2003, sob a regência do maestro Valery Gergiev, é o único violinista brasileiro a fazer parte da World Orchestra for Peace, fundada por Sir Georg Solti, composta por spallas das principais orquestras do mundo. Também atuou como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro de 2008 a 2014 e desde o ano 2000 é o spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. É também professor para alunos avançados na Academia Jovens Músicos.
Rodolfo Fischer é maestro, regeu e ensinou regência em várias partes do mundo. Em 2020, foi nomeado diretor artístico da OCV Orquesta de Cámara Valdivia, no Chile, dividindo seu tempo entre a orquestra e suas aulas de regência orquestral na Musik-Akademie Basel, na Suíça. Além disso, vem complementando seu trabalho como regente convidado com um crescente trabalho pedagógico, responsável pelo treinamento de vários regentes de orquestras jovens, graças ao apoio da fundação FOJI no Chile, da Universidade Alberto Hurtado, bem como de frequentes masterclasses em Basiléia, Zurique, Leipzig, Málaga, Bogotá e muitas cidades do Chile.
Cármelo de los Santos é violinista brasileiro que desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Desde sua extensa experiência como concertista às recentes apresentações das integrais dos Caprichos de Paganini e as Sonatas e Partitas de Bach, seu virtuosismo e compromisso musical tem cativado o público internacionalmente. Vencedor em diversas premiações pelo mundo, desde o VII Prêmio Eldorado de Música, aos 16 anos, até os concursos internacionais, entre eles, o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal). É professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque, EUA. Desde 2022, é spalla da New Mexico Philharmonic, ocupando a cadeira “Karen McKinnon”. Ele toca em dois instrumentos, Angelo Soliani (1791) e Chris Pedersen (2019). É um dos músicos do corpo docente de masterclasses na Academia Jovens Músicos.
AGRADECEMOS aos nossos parceiros que têm nos ajudado a levar música e conhecimento a todas as pessoas:
Patrocínio Diamante: CPFL Energia e Delphi Technologies
Patrocínio Platinum: Case IH e John Deere
Patrocínio Ouro: Caterpillar e Romi S.A.
Patrocínio Prata: Stoller Brasil e Painco
Patrocínio Bronze: Hyundai Motor Brasil e Coplacana
Apoio: Candura, Bom Peixe, Instituto CPFL e Banco CNH Industrial
Produção Cultural: 3marias Produtora Cultural
Realização: Ministério da Cultura e Academia Jovens Músicos
Agradecimento especial a todos os profissionais da música que participaram deste trabalho.