2º Concerto Internacional
Programa: Concerto para viola de Stamitz Sinfonia nº 2, Op.36, de L.V.Beethoven Solista: Renato Bandel (Brasil) Regência: Hartmut Rohde (Alemanha) COMPRAR
A Academia Jovens Músicos é o Programa de Educação Musical da AMPI, que visa promover anualmente uma série de ações gratuitas, formativas e inclusivas na área da música de concerto, desde a profissionalização de instrumentistas e a preparação para o ingresso na universidade até a iniciação musical junto à comunidade em vários níveis, incluindo o ensino musical para o público PcD. O Programa segue um criterioso plano pedagógico, com aulas que acontecem desde a sede do projeto até escolas públicas e entidades (como a APAE), além do espaço aberto da Internet.
Desde crianças a partir de 5 anos até adultos na melhor idade participam de aulas, palestras e concertos didáticos, masterclasses com músicos de excelência artística e oficinas, compondo o cronograma anual da Academia, que contempla ainda recitais e apresentações dos grupos pedagógicos orquestrais, como parte do programa de formação, com a realização de grandes concertos de música de câmara e da Orquestra Filarmônica Jovens Músicos, com solistas e maestros convidados.
De 01/01/2024 a 31/12/2024
O Plano Anual para 2024 da Academia Jovens Músicos, mantido pela Associação Amigos da Música de Piracicaba (AMPI), contempla 12 meses de atividades artísticas e pedagógicas gratuitas, voltadas para crianças, jovens e adultos. Assim, as aulas, oficinas, masterclasses e palestras acontecerão presencialmente, sendo que em alguns casos também estenderemos as ações para o formato on-line, por meio de transmissões e participação à distância do público interessado; desse modo, pretendemos alcançar ainda mais crianças, jovens e adultos, proporcionando muito mais acesso à arte e à cultura, criando mais oportunidades para outros públicos, além dos inscritos regularmente para aulas, podendo alcançar pessoas de todo o Brasil e até de outros países em nossas ações especiais realizadas. No caso das atividades on-line, utilizaremos plataformas e aplicativos como ZOOM para aulas, caso necessário; e YOUTUBE, FACEBOOK e INSTAGRAM para transmitir concertos de orquestra, concertos didáticos, concertos de música de câmara, concertos de grupos pedagógicos na comunidade, masterclasses, oficinas e recitais.
A realização das apresentações é imprescindível para que haja um real alcance dos objetivos de aprendizado, elevando o nível da qualidade da realização musical ao qual o aluno busca alcançar. Os eventos também são oportunidades da comunidade participar das ações da Academia, prestigiando o trabalho educativo que vem sendo feito e usufruindo de manifestações culturais de grande valor musical. Acreditamos que, dessa forma, podemos oferecer uma boa experiência do fazer artístico para os alunos atendidos, bem como para as pessoas que terão acesso às nossas realizações, fortalecendo ainda mais o vínculo das nossas ações de formação musical com a comunidade em geral. A proposta da AMPI, através da Academia Jovens Músicos, é realizar eventos com gratuidade, ampliando ao máximo as oportunidades de acesso ao produto cultural gerado pelo projeto. Neste contexto, estamos prevendo a realização de:
a) 3 (três) Concertos com a Orquestra Filarmônica da Academia Jovens Músicos: em 2024 estamos prevendo a participação de solistas em dois dentre os três concertos a serem realizados; também temos a intenção de contar com maestro convidado em ao menos uma das três apresentações da Orquestra. Os convidados poderão ser destacados artistas brasileiros do cenário clássico e/ou popular, além de podermos eventualmente contar com atrações internacionais. Para esta edição do plano anual, serão três concertos da orquestra, podendo ser dois com repertório clássico e um de caráter popular. Todo concerto clássico poderá ter uma sinfonia, uma abertura e uma obra para solista; e o concerto popular terá a criação de novos arranjos para orquestra e intérprete convidado. Os concertos da Orquestra Filarmônica Jovens Músicos são parte importante da formação dos músicos da Academia (conforme descrito na proposta pedagógica), pois há a participação de alunos em nível avançado que, desta forma, participam de práticas de orquestra, favorecendo a profissionalização desses jovens. Além disso, as apresentações têm o objetivo de promover a democratização do acesso à cultura, dando oportunidade para que a comunidade possa usufruir da música de concerto de qualidade, de forma totalmente gratuita. Ao menos DOIS concertos serão gravados, editados e disponibilizados posteriormente no canal oficial da Academia no YouTube, ampliando ainda mais o acesso ao produto cultural.
b) 3 (três) Concertos de Música de Câmara: serão realizados três concertos de música de câmara ao longo do ano, que poderão acontecer em Piracicaba (não necessariamente em teatros) ou em outras localidades, podendo ter um caráter itinerante, sempre com entrada gratuita. O repertório de cada apresentação poderá variar entre obras de compositores brasileiros e outros grandes compositores da história da música clássica. Com isso, objetivamos promover um acesso real da comunidade como um todo a um gênero de obras musicais que, hoje em dia, é pouco difundido, mas que é tão importante para a promoção da sensibilidade e do conhecimento cultural da chamada “música de câmara”.
c) 4 (quatro) Concertos na Comunidade com os Grupos Pedagógicos: serão quatro apresentações envolvendo as Orquestras Juvenis de Sopros e de Cordas, além da Orquestra de Iniciantes, que são os grupos pedagógicos do nosso programa de formação. Cada um destes concertos terá entrada gratuita para o público em geral, com duração média de 50 minutos, com o objetivo de demonstrar o crescimento técnico e artístico dos alunos da Academia.
d) 6 (seis) Recitais de Alunos: Serão realizados seis recitais, envolvendo as seguintes modalidades: recital para alunos INICIANTES, recital para alunos INTERMEDIÁRIOS e recital para alunos AVANÇADOS. Com isso, objetivamos demonstrar as habilidades adquiridas durante os trabalhos pedagógicos realizados semanalmente pelos professores da Academia. Todos os recitais serão gratuitos e abertos ao público, especialmente os familiares dos alunos.
e) 20 (vinte) Concertos Didáticos: serão realizados prioritariamente em escolas públicas, mas também podem acontecer em outros espaços públicos. Utilizaremos formação de música de câmara, com o Quinteto de Metais ou o Quinteto de Cordas da Academia, com repertório parcialmente popular, para chamar a atenção das crianças, e também clássico, com a valorização da música de concerto brasileira, com compositores como Villa-Lobos, dentre outros. Assim, dois dos concertos (sendo um com o Quinteto de Cordas e outro com o Quinteto de Metais) serão também gravados e transmitidos posteriormente pelo YouTube. Os concertos terão 40 minutos de duração, com um caráter explicativo e interação entre músicos e o público escolar (alunos e professores), sendo apresentados por um ator de forma lúdica. Os concertos didáticos também levarão a história e o despertar da sensibilidade musical e da criatividade artística para as crianças atendidas, promovendo conhecimento e enriquecimento cultural. A faixa etária atendida é de crianças entre 7 e 16 anos, com público estimado em 3.000 alunos (150 por apresentação), presencialmente. Normalmente, os concertos didáticos são ações realizadas em escolas públicas periféricas, locais já adaptados para a inclusão (acessibilidade física). Constituem-se uma forma de descentralizar a formação musical, levando a Academia até onde estudantes e professores se encontram, em seu espaço habitual de aprendizagem, ampliando sobremaneira o acesso do público ao projeto.
Uma das premissas para o sucesso da Academia Jovens Músicos é a manutenção de um corpo artístico e docente altamente qualificado, que tem comprovada experiência de anos em concertos de sucesso, bem como para preparar e desenvolver os jovens em aulas individuais com os instrumentos de orquestra e também por meio da prática em conjunto. A intenção da Academia é que os profissionais da parte artística – que estão ligados aos concertos de orquestra, de música de câmara e didáticos, assim como os professores da sede, que representa a parte de aulas de instrumentos de orquestra – estejam sempre atualizados com as novas formas e caminhos para trabalhar com os alunos para a obtenção de bons resultados. Também serão trazidos outros profissionais, preferencialmente músicos de notório saber, para participar de apresentações e ministrar palestras e masterclasses na área de técnica musical. VER: breve currículo dos professores anexado em PDF no campo “Informações Adicionais”.
Serão oferecidas vagas voltadas para o ensino de música para crianças a partir de 5 anos de idade até jovens em nível musical avançado. Todos os alunos deverão ter o mínimo de 2 aulas semanais entre formação prática e teórica. Alunos intermediários e avançados receberão de 3 a 4 aulas semanais. Também estão previstas oficinas para os públicos de Pessoas com Deficiência (PcD) e a melhor idade. Ao todo, serão 1.251 VAGAS GRATUITAS, divididas em:
a) 382 vagas em AULAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS, realizadas semanalmente na sede da Academia, nas modalidades: Instrumentos Individuais (incluindo aulas de Instrumentos para PcD); Instrumentos em Grupo; Aulas em Grupo de Iniciação Musical; e Canto Coral.
b) 30 vagas em 2 OFICINAS ESPECIAIS, com caráter inclusivo, ministradas por professor especializado no público PcD, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ou outras entidades que realizam um trabalho da mesma natureza, nas quais as crianças já são atendidas no dia a dia e, desta forma, já são locais adaptados e de fácil acesso, contribuindo assim de maneira decisiva para o sucesso da realização das oficinas. O conteúdo será composto por atividades musicais adaptadas com instrumentos de iniciação musical, com o intuito de ajudar no desenvolvimento dos atendidos de diversas maneiras: sensorialmente, na sensibilidade artística e na coordenação muscular. Serão realizadas 2 (duas) oficinas pontuais, cada uma dividida em 2 aulas de 50 minutos por aula e com 20 minutos de intervalo para lanche dos participantes.
c) 300 vagas em 15 MASTERCLASSES, com músicos altamente qualificados em seus instrumentos, voltadas para o aperfeiçoamento de participantes do projeto e também abertas para músicos de todo o Brasil. As masterclasses serão realizadas no decorrer do ano, com ações pontuais ligadas a determinados instrumentos. As masterclasses são abertas para o público especializado, ou seja, jovens músicos participantes do projeto ou não, sendo 5 vagas como alunos ativos e até 15 vagas para alunos ouvintes.
d) 15 vagas na disciplina de APRECIAÇÃO MUSICAL criada para a edição de 2024 do Plano Anual. Trata-se de atividade com carga horária específica dentro da Proposta Pedagógica da Academia, que será oferecida semanalmente e aberta para toda a comunidade, para pais e amigos de alunos, além de outros cidadãos interessados em aprender as bases da apreciação do repertório musical para orquestra.
e) 424 vagas em OFICINAS MUSICAIS CONTINUADAS, que são núcleos continuados de aulas que ocorrem prioritariamente em escolas públicas, mas também podem acontecer na comunidade, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais ou através de igrejas e outras organizações da sociedade civil. Nossa previsão é de atender até 424 alunos, conforme o detalhamento da rubrica PROFESSOR no produto CURSO / OFICINA / ESTÁGIO (memória de cálculo anexada no campo “Informações Adicionais”. A estrutura das oficinas continuadas na comunidade tem foco em 3 modalidades: 1) Polo para instrumentos de cordas com turmas de 10, 6 ou 4 alunos, a depender do instrumento oferecido, neste caso estaremos focados nas séries do ensino fundamental 2 e do ensino médio; 2) Polo para instrumentos de sopro, que passa a ter 10 turmas, focado em séries do ensino fundamental 2 e do ensino médio; e 3) Polo de flauta doce, focado em alunos de 3º e 4º anos do ensino fundamental 1.
a) 100 vagas em 4 PALESTRAS DIDÁTICAS que serão realizadas dentro de uma sala virtual no aplicativo ZOOM, voltadas para o público em geral. De forma lúdica e bastante didática, serão abordados assuntos relacionados a: apreciação musical; repertório sinfônico; os principais compositores da história da música; e como entender o mundo orquestral, o papel dos instrumentos e a função dos músicos. Poderá inscrever-se qualquer pessoa da comunidade que esteja interessada em aprender sobre música, mesmo que não tenha conhecimento ou experiência anterior. Faremos ampla divulgação para inscrições prévias e a palestra será gravada e transmitida posteriormente também para todos os interessados. A expectativa é de que cada palestra obtenha cerca de 100 visualizações no YouTube.
BOLSA INCENTIVO: uma importante medida de democratização do acesso adotada pela Academia Jovens Músicos é a disponibilização de uma ajuda financeira – denominada BOLSA INCENTIVO – para jovens que estão em nível avançado de profissionalização e não têm recursos tenham a possibilidade de arcar com despesas relacionadas à sua formação musical e também para aqueles que se destacarem nos estudos, como estímulo à profissionalização. Serão beneficiados com as bolsas até 15 jovens, ao longo do projeto, com recursos para ajudar na compra de livros e material didático, transporte para frequentar as aulas e/ou práticas e manutenção de seus instrumentos que usam para estudar. Estes alunos terão a oportunidade de fazer parte da Orquestra Filarmônica, tocando ao lado de professores da Academia e outros músicos renomados. Não sendo possível preencher as vagas com alunos regulares da Academia, será realizado um chamamento para que jovens músicos de fora também possam concorrer a essas bolsas, passando a ser alunos das práticas orquestrais (conforme detalhamento na Proposta Pedagógica).
BOLSA INSTITUCIONAL: nova e importante iniciativa a ser adotada pela Academia Jovens Músicos a partir de 2024 é a oferta de vagas para alunos de instrumentos musicais que tenham qualidade técnica para serem MONITORES, dando suporte à aprendizagem de outros alunos e assumindo atividades pedagógicas dentro da Academia. A criação da experiência de monitoria reforça a nossa visão de democratização do acesso à música e ao fazer artístico, na qual cerca de 5 alunos avançados serão indicados pelos professores e escolhidos pela coordenação para realizar atendimento semanal a estudantes iniciantes. Os monitores serão ainda escalados para algumas atividades pedagógicas da Academia, no período de 9 meses, sempre com o acompanhamento e a avaliação dos professores especialistas, titulares dos respectivos instrumentos.
Rua Moraes Barros, 609 – Centro Piracicaba (SP) – CEP: 13400-353 contato@projetojovensmusicos.org.br
(19) 3371-6021
WhatsApp: (19) 99297-6560
Programa: Concerto para viola de Stamitz Sinfonia nº 2, Op.36, de L.V.Beethoven Solista: Renato Bandel (Brasil) Regência: Hartmut Rohde (Alemanha) COMPRAR
Pianista russo Alexander Yakovlev e maestro Roberto Tibiriça são os convidados do primeiro concerto, no dia 21 de setembro, no Teatro Unimep O premiado pianista
Evento: Orquestra Filarmônica Jovens Músicos convida o solista Neymar Dias Data: 09/12/2023 (sábado) | Horário: 19 horas Local: Igreja Catedral de Piracicaba – R. Pr. da Catedral Dom Ernesto de
Evento gratuito será no sábado, 9 de dezembro, às 19 horas na Igreja Catedral em Piracicaba O multi-instrumentista Neymar Dias vai se apresentar com a