Wilson Sampaio é violoncelista premiado no Brasil e em toda a Europa. Dentre os muitos destaques na sua carreira, ser membro do Quarteto Pfeifer de Stuttgart é um dos maiores.
Iniciou seus estudos de violoncelo aos sete anos de idade com Raul Gobeth, prosseguindo com Calixto Corazza e Gretchen Miller na Escola de Música de Piracicaba. Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com o “Prêmio Revelação”; viajou em 1983 para os Estados Unidos onde, por indicação de Mstislav Rostropovich, formou-se pelo Juilliard Pre-College, em Nova Iorque, sob a orientação de Leonard Rose.
Estudou na Musikhochschule-Detmold,com Márcio Carneiro, graduando-se com a nota máxima do Künstlerische Reifeprüfung, em 1993. Concluiu seus estudos pelo Conservatório de Genebra, em junho de 1995, obtendo o “Primeiro Prêmio de Virtuosidade Avec Distinction”, como também os prêmios especiais “Henri Stern” e “Denis de Marignac”. Apresentou-se como solista da Orchestre de la Suisse Romande e da Orchestre des Jeunes de Fribourg.
No Brasil, tem se apresentado regularmente como solista e realizou, em 2023, a gravação da Série de Música de Câmara em que executou as 6 Suítes de Bach para Violoncelo Solo, na histórica Capela Monte Alegre, em Piracicaba/SP, para a Academia Jovens Músicos, onde também é professor para alunos avançados. Participou, em 2023, da ‘Semana da Música de Piracicaba’, realizada pela Academia Jovens Músicos.
Crédito da foto: Juarez Godoy