Pablo de León é violinista com carreira mundial. Desde 2003, sob a regência do maestro Valery Gergiev, é o único violinista brasileiro a fazer parte da World Orchestra for Peace, fundada por Sir Georg Solti, composta por spallas das principais orquestras do mundo, apresentando-se nas principais salas de Moscou, São Petersburgo, Beijing, Londres, Berlim, Amsterdã, Bruxelas, Budapeste, Jerusalém, Cracóvia, Estocolmo, Abu Dhabi, Nova Iorque e Chicago. Destaque para a turnê de 2012, onde atuou como spalla no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e no Symphony Hall, em Chicago.
Natural de Cascais (Portugal), teve sua formação inicial no Brasil com a família Fukuda, Ayrton Pinto, e seu pai, Alejandro de León. Foi bolsista da Fundação Vitae para aperfeiçoamento em violino e música de câmara na classe do professor Chaim Taub, em Israel. Como solista tem se apresentado frente a importantes orquestras, sob a regência de maestros como John Neschling, Leon Spierer, Ira Levin, Alex Klein, Jamil Maluf, Júlio Medaglia, José Maria Florêncio, Roberto Minczuk, Osvaldo Ferreira, entre outros. Como camerista tem se apresentado junto a músicos como Jean-Louis Steuerman, Sônia Rubinsky, Nelson Ayres, Emmanuel Strosser, Roy Shiloach, Isabelle van Keulen, Hagai Shaham, Guy Braunstein, Reiner Küchl e Regis Pasquier, incluindo apresentações para a CNN e a BBC de Londres. Como professor de violino, ministrou aulas em diversos eventos, como o Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza; o Festival Internacional de Campos do Jordão; e o Festival Internacional de Verão de Brasília. Pablo de León, com sua sonoridade, musicalidade e técnica impressionou Sherry Kloss (ex-aluna do Heifetz), que o comparou com o refinado violinista Franco Gulli, sendo então convidado para tocar em um recital e dar masterclasses em 2014 no Jascha Heifetz Symposium of Individual Style (New London – Estados Unidos).
Também atuou como spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro de 2008 a 2014 e desde o ano 2000 é o spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. É também professor para alunos avançados na Academia Jovens Músicos. Participou, em 2023, da ‘Semana da Música de Piracicaba’, realizada pela Academia Jovens Músicos.