Começou a estudar violino com o Pai Roberto Dal Medico, ingressando posteriormente no Conservatório Villa Lobos em São Paulo, onde recebeu aulas do Professor Manfredo Clelio de Vincenzo, integrando- se a Orquestra Sinfônica do Conservatório com dez anos de idade, atuando diversas vezes como Spalla e Solista. Aos dezesseis anos conclui o Curso Técnico e se destaca recebendo medalha de ouro em violino no Prêmio Osvaldo Vincenzo e 1º lugar no curso Técnico do Conservatório. Atuou como primeiro violino na Orquestra Sinfônica de Santo André e foi convidado a estudar com o Professor Violinista Alberto Jaffé (criador de um dos Projetos SESI no ensino coletivo).
Bacharel em violino pela UNESP sob orientação do professor titular Ayrton Pinto (ex-Spalla da UNESP), Marylou Speaker Churchill (EUA), Jerrold Rubenstein (Bélgica), Marcello Guerchfeld, Maria ViSCHNIA (Profª da USP), Clemente Capella (Spalla do Teatro Municipal) e aulas de música de câmera com Peter DAUELSBERG e Arcádio Minczuk e também se profissionalizou na Orquestra de Câmera da UNESP atuando como solista em vários concertos pelo interior e capital paulista. Posteriormente passou a aperfeiçoar-se sob orientação de Elisa Fukuda e mais recentemente com Pablo de Leon (Spalla do Teatro Municipal e aluno do Chain Taube/Israel). Atuou com o instrumentista convidado nas orquestras Sinfônicas: Municipal de Campinas, Americana e de Rio Claro, Orquestra de Câmera da USP e gravações em estúdios. Pertenceu á Orquestra Filarmônica de São Carlos. Foi solista convidado da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Piracicaba sob regência do Maestro Ernst Mahle. Ainda, como forma de aperfeiçoamento, destaque para sua participação no Festival de Inverno de Campos do Jordão (1992/1993) atuando como Spalla na Orquestra Sinfônica do Festival em 92, Tanglewood Music Festival (EUA) em 1993 e no Festival de Prados/MG em 2001.
Na área pedagógica, pertenceu ao quadro de docentes da Universidade Sagrado Coração, no período do primeiro semestre de 2005 ao segundo semestre de 2007, ministrando instrumento especial – violino, música de câmara e didática aplicada ao instrumento para uma turma já graduada. Em 2006 foi aluno especial da classe de Pós-Graduação de Interpretação da Música Contemporânea com Marta Herr e Giácomo Bartoloni, também em 2008 foi aluno especial da UNESP na disciplina “A musicologia histórica na elaboração da interpretação” com a Professora Gisela Nogueira
Na parte de interpretação e Orquestras, em 2007 foi convidado pelo violonista Giácomo Bartoloni a tocar, de sua autoria, os Rituais – 7 fragmentos para violino e violão (1994) no Concerto de encerramento do XVII Congresso da ANPPON (Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música) e em 2008 foi convidado a tocar com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em 2009 tocou com o pianista e compositor Diogo Lefevre a Sonata n.3 de Almeida Prado em concerto com a presença do próprio compositor. Recebeu uma elogiosa crítica do compositor: “Tive a honra e alegria de ouvir o violinista Marcos Dal Medico tocar maravilhosamente bem minha sonata n.3 com técnica perfeita, lirismo transbordante e uma real comunicação com o público”
Em 2013, foi convidado pelo Composer’s Voice a tocar em Nova York obras inéditas de Yang Pang (China), Dafina Zeqiri Nushi (SRF Yugoslavia), David Morneau (EUA) e Sergio Roberto de Oliveira (Brasil).
Desde 2013 é Professor de Violino do Projeto Jovens Músicos em Piracicaba e atua como musico e Spalla da Orquestra Filarmônica do Projeto Jovens Músicos.