Formado bacharel em Violoncelo pela Unicamp em 2018, sob a orientação do professor Lars Hoefs, Leonardo Borges iniciou o estudo de violoncelo em 2009, no Projeto Guri e, em 2012, ingressou na Orquestra de Referência (Polo Jundiaí).
Entre 2010 e 2012 foi também violoncelista no Projeto Jovens Músicos. Em 2013 ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP), sendo aluno da professora Adriana Lombardi.
Em 2014 ingressou na Unicamp e, como aluno, venceu em 2015 a 1ª Edição do Concerto Competição OSU/IA, onde foi solista, apresentando o Concerto em Lá menor de Camille Saint-Saens, acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp. Desde 2014 é membro do Unicamp Cello Ensemble, grupo acadêmico voltado ao desenvolvimento do repertório brasileiro e latino-americano, que vem se destacando como ensemble de violoncelos, tendo sido convidado por dois anos consecutivos para participar do Festival Rio Internacional Cello Encounter. O grupo também participou do Villa-Lobos International Chamber Music Festival, em 2018, na Califórnia, EUA.
Em 2016 formou o quarteto de cordas Appassionato, que foi selecionado como Quarteto Jovem Residente da 5ª Semana de Música de Câmara do Rio de Janeiro, onde teve aulas com o Enso Quartet, dos Estados Unidos. Participou de diversos festivais importantes como o Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (2014 a 2017), MUNASP (2012 e 2013) e Festival de Inverno de Boituva (2013), onde fez masterclasses com grandes violoncelistas como Viktor Uzur (EUA), Aldo Mata (Espanha), Robert Suetholz, Pedro Huff, Jan Kalinowski (Cracóvia), Joel de Souza e Raiff Dantas Barreto.
Atualmente é músico da Orquestra da Academia Jovens Músicos, da Orquestra Sinfônica de Limeira e professor de violoncelo na Academia Jovens Músicos (onde também é aluno do professor Wilson Sampaio) e na Escola Livre de Música de Limeira.
Crédito da foto: Juarez Godoy