Bela Horvath, violinista, nasceu na Hungria. Com quatro anos de idade, começou a tocar violino com o avô. Bela continuou seus estudos de violino com o conhecido professor húngaro Valeria Baranyai. Em 1996, ele entrou para o Conservatório Béla Bartók, onde estudou com István Kertész, primeiro violino do Quarteto de Cordas Festetics. Em 1998, Bela ganhou o Concurso Violin Janos Koncz Nacional na Hungria. No ano seguinte, foi o finalista mais jovem no 9º Concurso Internacional de Violino Carl Flesch e, finalmente, o quarto vencedor do prêmio da competição naquele ano, bem como o destinatário de um prêmio especial para a melhor interpretação de peça moderna, especificamente composta para a concorrência – o compositor húngaro Miklos Csemicky.
Continuando os seus estudos de violino, Bela frequentou a universidade Franz Liszt of Music, onde estudou com o húngaro Miklós Szenthelyi. Em 2002, começou seus estudos na Escola de Música de Manhattan com o mundialmente renomado violinista e regente Pinchas Zukerman e seu sócio Patinka Kopec. Além disso, Bela já trabalhou com alguns dos principais violinistas e pedagogos do mundo, que incluem Zakhar Bron, Jaime Laredo, Gyorgy Pauk, Aaron Rosand, Joseph Silverstein e Ruggiero Ricci.
Bela mantém um calendário de atuação ativa como solista e recitalista. Em 2003, Bela fez o seu recital de estreia “New York” no Carnegie Hall, Weill Hall. Ele já se apresentou em muitos países em todo o mundo, como Áustria, Alemanha, França, Inglaterra, República Checa, Eslováquia, Hungria, Estados Unidos e Canadá. Outros desempenhos notáveis incluem um concerto de 2008 no Carnegie Hall, Zankel Hall, com Pinchas Zukerman, e uma performance solo no Carnegie Hall, Isaac Stern Auditorium, em junho do mesmo ano.
Além de sua carreira solo, Bela tem realizado uma grande quantidade de música de câmara. Ele treinou com músicos de câmara internacionalmente reconhecidos e professores, como Sylvia Rosenberg, Steven Dann, Michael Tree, Timothy Eddy, Joseph Kalichstein, Daniel Avshalomov, David Soyer, Eugene Drucker, Robert Mann e Lawrence Dutton. Em outubro de 2006, voltou para Weill Hall para tocar um concerto de música de câmara como membro do seu quarteto de piano. Recentemente, gravou dois quartetos para piano de Brahms para uma gravadora canadense chamada Marquis Music.
Bela completou seu mestrado em Grau de Música na Manhattan School of Music, em dezembro de 2008.