Andreza Batistella, aluna da Academia Jovens Músicos, brilha como Chefe do Naipe de Viola Clássica em Concertos na Sala São Paulo
Eles fazem parte da Temporada 2024 da conceituada Associação Mozarteum Brasileiro
Andreza Batistela na Sala São Paulo (Foto: arquivo pessoal)
A Academia Jovens Músicos tem o orgulho de compartilhar a conquista da nossa talentosa aluna, Andreza Batistela, que foi convidada para ser chefe do naipe de viola clássica em dois concertos memoráveis realizados pela Associação Mozarteum Brasileiro. Os concertos ocorreram nos dias 15 e 18 de junho, na Sala São Paulo, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob a batuta do renomado maestro búlgaro Pavel Baleff e com a participação especial da soprano alemã Diana Damrau.
Em um depoimento entusiasmado, Andreza compartilhou suas impressões sobre essa oportunidade espetacular. “Receber o convite para chefiar o naipe de violas foi prazeroso e também um desafio grande por haver muitas músicas com solos de viola. No repertório, havia obras operísticas de Mozart, Richard Strauss, entre outros. Eu, como violista, pude amadurecer, aprender e ter essa vivência da responsabilidade que é estar à frente do naipe, fazer tudo dar certo, acompanhar maestro, solista e ainda tocar junto com os outros chefes de naipe.Tivemos que ser muito maduros e estarmos muito compenetrados para acompanhar uma solista excelente como a Diana.”
A violista também relata sobre a sua preparação para participar dos dois concertos. “Foram dias intensos de muita concentração e estudo, mas que valeram a pena pelo resultado final e pela experiência obtida que eu vou levar comigo como crescimento profissional e pessoal.”
Como aluna avançada da Academia Jovens Músicos, Andreza fez questão de destacar a importância do apoio recebido ao longo de sua formação musical. “Essas oportunidades têm sido possíveis também graças às aulas e aos ensinamentos valiosos que o professor Renato Bandel tem me dado e que me ajudam a crescer muito na viola. Todo meu agradecimento a ele e à Academia Jovens Músicos que têm me proporcionado esse crescimento tão importante para a formação da minha carreira.”
O maestro e coordenador da Academia Jovens Músicos, Anderson de Oliveira, destacou a importância da presença feminina nas orquestras e o papel do empoderamento feminino no cenário musical. “A participação de mulheres em posições de destaque nas orquestras é essencial para promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Ver jovens talentosas como Andreza Batistela assumindo a chefia do naipe de viola clássica em concertos de grande prestígio não só enriquece a qualidade artística da performance, mas também inspira outras jovens musicistas a perseguirem seus sonhos e alcançarem posições de liderança. A presença feminina nas orquestras traz uma diversidade de perspectivas e talentos que são fundamentais para a evolução da música clássica.”
Ele ainda ressaltou que a Associação Mozarteum Brasileiro é conhecida por seu compromisso com a disseminação da cultura musical no Brasil e por também incentivar jovens músicos e que a participação da Andreza como chefe do naipe de violas da Orquestra é uma demonstração do talento e dedicação dos jovens músicos formados pela Academia. “Isso nos orgulha muito. Parabenizamos Andreza Batistela por essa conquista extraordinária e agradecemos a todos os nossos professores, especialmente ao professor Renato Bandel, por seu empenho em cultivar o talento e a paixão pela música em nossos alunos. Agradecemos também nossos patrocinadores que acreditam e incentivam nossos projetos de formação com excelência para oferecermos oportunidades como essa, que são inspiração para todos os jovens músicos que almejam alcançar seus sonhos e levar a cultura musical brasileira ao patamar mais alto”, comemora o maestro Anderson de Oliveira.